Lol.. Este assunto é um bocadinho complicado, vou tentar manter as coisas o mais simples possível.
A pelagem é determinada geneticamente por vários tipos de alelos, alelos esses que variam entre indivíduos diferentes (alelos = partes de genes). Para que um gato [pussy :D] tenha este padrão tricolor - denominado "tartaruga" - tem de existir uma combinação de alelos que só é possível nas fêmeas (com a muito rara excepção de alguns machos em que pode haver algum erro estrutural no cromossoma Y). Os machos tartaruga são muito raros precisamente porque, quando existem , são "aberrações". Como tal, ou morrem no estádio de feto ou, se chegam a nascer, são estéreis. É por isso que se diz que um gato com três cores é uma gata. Embora não seja 100% certo, anda lá perto ;)
1 Comments:
Lol..
Este assunto é um bocadinho complicado, vou tentar manter as coisas o mais simples possível.
A pelagem é determinada geneticamente por vários tipos de alelos, alelos esses que variam entre indivíduos diferentes (alelos = partes de genes).
Para que um gato [pussy :D] tenha este padrão tricolor - denominado "tartaruga" - tem de existir uma combinação de alelos que só é possível nas fêmeas (com a muito rara excepção de alguns machos em que pode haver algum erro estrutural no cromossoma Y). Os machos tartaruga são muito raros precisamente porque, quando existem , são "aberrações". Como tal, ou morrem no estádio de feto ou, se chegam a nascer, são estéreis.
É por isso que se diz que um gato com três cores é uma gata. Embora não seja 100% certo, anda lá perto ;)
Abraço e desculpa o atraso...
By Bernardo, at 8:43 da tarde, outubro 11, 2006
Enviar um comentário
<< Home