Beibei reproduz um peixe - símbolo da prosperidade. Na arte tradicional chinesa, o peixe e a água simbolizam a prosperidade e boa colheita. Usa-se o provérbio "a carpa saltou pela porta" para metaforizar a concretização do sonho. O peixe, na cultura chinesa, ainda significa a abundância anual. Em Chinês, "peixe" tem a mesma pronúncia de abundância.
Beibei, cuja cabeça tem um desenho do peixe da Idade de Neo-pedra, é um desportista aquático, terno e simpático, representando o anél oímpico azul.
*
Jingjing é um urso Panda amável, que leva alegria a todos. Como o animal mais precioso da China, o panda gigante ocupa a preferência da opinião pública mundial.
Jingjing concentra o elemento de floresta, simbolizando a harmonia entre humanidade e natureza. O adorno na sua cabeça foi desenhado conforme a forma do lótus da cerâmica da Dinastia Song. Jingjing representa o anél olímpico preto.
*
Huanhuan, o maior das mascotes, é um boneco de fogo, simbolizando a chama olímpica. Huanhuan é uma personagem da emoção desportiva, transmitindo o espírito olímpico.
Huanhuan porta fogo em sua cabeça. Inspirado numa das pinturas da Gruta de Dunhuang, é exímio atleta ligado aos desportos com bolas. Huanhuan representa o anél olímpico vermelho.
*
Yingying é um antílope tibetano ágil, animal típico do planalto Qinghai-Tibet. Ele transmite boas benções ao mundo, significando o conceito de Olimpíada Verde.
O adorno da sua cabeça junta os elementos do Tibete e Xinjiang. Yingying, que representa o anel amarelo, simboliza um bom atleta.
*
Nini é uma andorinha que paira no céu. Seu desenho obedece à inspiração de um tipo de papagaio tradicional de Beijing, Shayan. Yan, em Chinês, significa andorinha, também significa Beijing na antiguidade. Por onde passa, Nini leva boa sorte a todos.
Nini, ligeira e cândida, vai se apresentar nas competições de ginástica e representa o anél verde olímpico.
*
http://en.beijing-2008.org/33/28/homepage211612833.shtml